Seguidores

Oferenda para EXU

OFERENDAS DEVEM SEGUIR OS RITUAIS CERTOS E FEITAS COM RESPONSABILIDADE, NÃO SÃO AVENTURAS E NEM TÃO POUCO BRINCADEIRAS.
OS PASSOS ABAIXO "TÊM QUE SER SEGUIDOS".

*Sempre leia várias vezes e forme o quadro mental do que está sugerindo a oferenda, para ter certeza que entendeu, antes de aventurar-se.

* Tome seu banho de descarrego com 1 litro de água para 3 galhos de arruda, 3 dentes de alho e 3 ramos de alecrim, antes de qualquer entrega. Aliás esse banho é excelente de ser tomado 1 vez por semana, sempre que possível, com ou sem oferenda.
* Antes de qualquer entrega de oferenda, acenda uma vela branca para o seu anjo da guarda, em local mais alto que a sua cabeça. Tome cuidado que esteja bem firme e que não ofereça riscos. Se puder acender a de 7 dias, tanto melhor. Se for a vela de 7 dias acenda no dia da oferenda ou 1 dia antes, não retire da embalagem plástica e coloque-a dentro de um vidro, (tipo o de maionese grande).

O banho de descarrego também pode ser tomado um dia antes, sempre do pescoço par baixo e depois do banho de higiene, nunca antes.

*O local da entrega, deve ser escolhido e visitado previamente, e também já deixe definido mais ou menos, o dia e a hora da entrega, de modo que a entidade também já esteja preparada para o recebimento.
*Não faça entregas em locais perigosos, procure um Terreiro que ofereça possibilidade de receber entregas, mesmo que não solicitadas por eles. Alguns têm em sua área externa, locais para oferendas.
Se não for possível, procure um jardim, bosque, campo, mata, cachoeira, rio ou parque e visite previamente.

*As oferendas para Exú, tradicionalmente são entregues em encruzilhadas abertas, mas o ideal é que essas encruzilhadas sejam de chão batido, sem asfalto e longe de prostíbulos, açougues, manicômios, hospitais, boates, bares, cemitérios, delegacias e presídios, entre outros.
* Devido às dificuldades para encontrar encruzilhadas adequadas, têm-se preferido realizar as entregas em sítios (locais) puros da natureza, como os já citados acima. O problema é a poluição que gera com materiais não orgânicos, como as garrafas.

Um opção é utilizar todo o líquido no local, e recolher a garrafa, bem como os demais materiais. Nesse caso o alguidar onde será colocada a oferenda pode ser substituído por folhas de bananeira, couves ou as próprias folhas de mamona.

* Outro cuidado que se deve ter é que as velas fiquem bem firmes e apoiadas em forminhas de alumínio (tipo as de empadinhas) para não causar incêndios.
* E por último, mas não menos importante, é o horário da entrega, evite entregas noturnas, isso de Exú só trabalhar e receber oferendas á noite é um mito.
* A UMBANDA NÃO FAZ OFERENDAS COM CARNE, O AXÉ ANIMAL PODE SER SUBSTITUÍDO POR OVOS.
OFERENDA 1
ELEMENTOS:
1 alguidar número 2
500g de farinha de mandioca branca
1 vidro pequeno de azeite de dendê

7 pimentas (dedo de moça in natura)

1 cebola cortada em rodelas não muito finas

3 ovos cozidos, cortados ao meio no sentido do comprimento

1 garrafa de aguardente (É A QUE POPULARMENTE USA-SE, MAS PODE SER
SUBSTITUÍDA POR VINHOS, WHISKY, VODKA, CONHAQUE, CALDO DE CANA E ÁGUA DE COCO, - SE A ENTIDADE PEDIR UMA BEBIDA ESPECÍFICA, A MESMA DEVE SER SEGUIDA. SE A OFERENDA É UMA INICIATIVA PRÓPRIA, FICA À CRITÉRIO. EU GOSTO DE USAR CALDO DE CANA COM UMAS GOSTAS DE LIMÃO E CONHAQUE)
******A BEBIDA NÃO É PARA A ENTIDADE FICAR BÊBADA, O ALCOOL TEM SUA FUNÇÃO MAGÍSTICA DE TRANSMUTAÇÃO E ELIMINAÇÃO DE ENERGIAS DELETÉRIAS***********************************************
3 charutos
4 velas (metade preta , metade vermelha)
1 vela de Ogum (metade vermelha e metade branca)
3 folhas de mamona ( se for possível conseguir, melhor)

PREPARO
Lavar o alguidar e colocar a farinha, misturada com um pouco de aguardente e um pouco do dendê, fazendo uma farofa, não muito úmida, apenas para dar liga.
Deixar lisa e compacta no alguidar .
Colocar os ovos, as fatias de cebola e as pimentas, intercalando.
Cobrir com filme plástico. e levar numa sacola em separado dos demais materiais.
Numa outra sacola levar: as velas (cuidado pra que não estejam quebradas ou trincadas)
a aguardente (abridor de garrafa), os fósforos, os charutos e o abridor.

ENTREGA
Exú é o Senhor das Encruzilhadas, ms o Orixá ogum é o Senhor de todos os Caminhos.
No local da entrega, antes de começar, acenda 1 vela vermelha e branca para saldar o Orixá Ogum. Em seguida, acenda 1 vela vermelha e preta para o Exú Guardião do local, pedindo: licença e permissão para a realização da entrega.

Em seguida:
Forre o chão com as 3 folhas de mamona, formando um triângulo, e posicione o alguidar no centro. Retire o filme plástico, e regue o padê (nome da oferenda) com o azeite de dendê ( regue bem mas não encharque ).
Acenda os três charutos e os coloque em cima do alguidar, com as brasas para fora, formando um triângulo, na mesma direção das folhas de mamona.
(ou seja, quando você formar o triângulo com as folhas de mamona, ele deve ser feito de modo que os cabos fiquem para fora, 2 folhas de lado e 1 em cima, e os charutos acompanham essa formação, só que dentro do alguidar e com as brasas para fora da oferenda)
Abra a aguardente, primeiro derrame um pouco em volta da primeira vela acesa, que é a do Exú Guardião do local. Em seguida, derrame um pouco em volta do alguidar e deixe o restante dentro da garrafa aberta, ao lado da oferenda.
Por último acenda as 3 velas, também em forma de triângulo, cada um na ponta da direção de cada charuto.

OS FATORES QUE MOTIVARAM A OFERENDA
Oferendas podem ser realizadas por diversos motivos: *abertura de caminhos profissionais, *abertura de caminhos para o amor (mais comum nas oferendas de Pombas Giras, Ciganas, Oxum, Iemanjá e Iansã).
*Saúde, *limpeza espiritual, * fortalecimento espiritual e energético, etc...
Ou podem ser feitas por agradecimento por graças recebidas ou para uma conexão com os Orixás, fortalecendo o elo vibratório da energia do Orixá com a coroa (cabeça) do médium, para que seu Ori (cabeça) possa se fortalecer com o Axé (força, energia) do Orixá.
O fato é que as oferendas sempre são para o nosso benefício.
Mas nos casos de oferendas aos Exús, elas servem não par a entidade se fartar de comer e beber, e sim para que a entidade, através da contra-parte etérica (energética) dos elementos ofertados, possa manipulá-los magisticamente em benefício de um determinado objetivo nosso.

PEDIDOS OUTROS
Nunca faça oferenda, visando prejudicar alguém, pois quem irá recebê-la e realizar o que você pediu não é um EXÚ GUARDIÃO e sim um KIUMBA (espírito atrasado) VOCÊ PODE CONSEGUIR REALIZAR SEU PEDIDO CONTRA ALGUÉM, MAS SERÁ PUNIDO COM LIGAÇÃO A ESSE ESPÍRITO QUE IRÁ INFERNIZAR A SUA VIDA TAMBÉM, E AUMENTARÁ A SUA LIGAÇÃO À ESSA PESSOA QUE TANTO ODEIA. PENSE BEM!!!

EXÚS GUARDIÕES DE LEI, NÃO FAZEM O MAL.

""'Raramente fazemos oferendas, sem pedidos ou objetivos...
....Então quem é que precisa, nós ou eles......"""

*Se você não tem nenhum conhecimento sobre Umbanda, ou se não é médium, o melhor, é procurar um Terreiro e dizer que gostaria de fazer uma oferenda.
Há Terreiros, Pais de Santo ou médiuns que trabalham sozinhos, que cobram.
Isso é uma polêmica, que não pretendo discutir, aqui.
A maioria dos Terreiros de Umbanda não cobra, pelos atendimentos e trabalhos.
O fato é que Exú não é para se brincar, se sabe o que está fazendo, se já tem intimidade com a religião, pode fazer suas oferendas. Caso contrário, procure um Terreiro sério e peça orientação.
Não se contente, se não sentir firmeza no primeiro Terreiro, procure outro ou fique na sua. Não faça nada que seu coração e principalmente sua razão, não estiver aceitando.
 
AUTORA CLAUDIA BAIBICH

26 comentários:

  1. Obrigado, me esclareceu muitas coisas!

    ResponderExcluir
  2. salve sua banda, senhor da lei... sua justiça é do merecimento de cada um, quem deve paga, quem merece recebe. Sou agradecida pela vitória em cada dificuldade, em cada tormenta. Sempre que recorri a sua justiça o fiz com respeito acima de tudo ciente que cada um tem o que e de seu merecimento. Laroiê Exu, Exu é mojubá!!! Que assim seja, que assim será!!!

    ResponderExcluir
  3. só me ficou uma duvida : essa oferenda serve pra qualquer EXU ?

    ResponderExcluir
  4. Muito bem explicado. Bem esclarecedor e responsável nos avisos. Muito axé!!! Saravá!

    ResponderExcluir
  5. Muito sábia em sua colocação de palavras e muito esclarecedora em seu conhecimento. Aprendi muito e parabens!!!

    ResponderExcluir
  6. Esta oferenda pra exu acredito na melhora física e menta do ser humano🙏🏿🙏🏿🙏🏿

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado. Me tirou todas as dúvidas. Excelente post.

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz um pedido que incluía colocar o nome da Pessoa dentro da cachaça para ela me procurar e aconteceu.. não sei a quem agradecer pois não pedi pra ninguém em especial mais fui atendida e não sei se agradeço

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz um pedido que incluía colocar o nome da Pessoa dentro da cachaça para ela me procurar e aconteceu.. não sei a quem agradecer pois não pedi pra ninguém em especial mais fui atendida e não sei se agradeço

    ResponderExcluir
  10. Olá, boa noite!
    Por favor, como deve ser feito o banho que foi sugerido para antes da realização da oferenda?

    Grato pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Banho de limpeza energética. Toma o seu banho normal, e depois faça o banho de sal grosso,do pescoço para baixo. Evite se secar e coloque roupas claras. Antes de qualquer entrega,acenda uma vela Branca e ofereca ao seu anjo. Axé!

      Excluir
    3. Banho de limpeza energética. Toma o seu banho normal, e depois faça o banho de sal grosso,do pescoço para baixo. Evite se secar e coloque roupas claras. Antes de qualquer entrega,acenda uma vela Branca e ofereca ao seu anjo. Axé!

      Excluir
    4. Banho de limpeza energética. Toma o seu banho normal, e depois tim o banho de sal grosso,do pescoço para baixo. Evite e secar e coloque roupas claras. Antes de qualquer entrega,acenda uma vela Branca e ofereca ao seu anjo.

      Excluir
  11. Adorei muito esclarecedor, obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Olá. Fiz um pedido a Maria Padilha e me disseram que fazer pedido a um exu, seja qual intenção for, isso vai se tornar algo ruim na vida. É verdade isso? Porque pelo o que tenho lido a respeito, os exus são espíritos em evolução que ajudam as pessoas, seja la o que elas peçam. E que fazem isso exatamente pela condição em que se encontram e pra evoluir. O que pedi foi para o amor. Pedi e foi alcançada a graça. Agradeci da forma que eu tinha dito e ponto. Levei na encruzilhada o champanhe e afins e fiz como geralmente ouço falarem. Agora não compreendo se de fato vai vir algo ruim ou não. Porque em momento nenhum pedi pra nada de mal ou ruim. Ainda pedi pra que todo o mal fosse levado para a luz do pai. Estou com um nó danado na cabeça que não estou compreendendo. Se alguém puder me ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luna!
      Com a certeza, no dia de hoje 13 de junho, dia em que se comemora o dia dos exus, te afirmo que se tudo que fez foi com respeito e para o seu bem e bem de outras pessoas, fique tranquila, que jamais terá o mal em troca.
      Um grande abraço e muito axé.

      Excluir
  13. Já frequentou um centro de umbanda que me identifico muito, muito sério!
    Estou passando por fase conturbada e sei que tenho uma pombogira que está de frente me ajudando a abrir os caminhos, apesar dela não querer revelar o nome a mim. Mais a questão é que numa consulta me incentiva a oferendar pra minha cigana(pois disseram que eu carregava uma), a minha dúvida é: se alimenta primeiro exu? Será que minha pombogira não vai se agradar dessa oferenda pra cigana já que é ela quem está abrindo meus caminhos?

    ResponderExcluir
  14. Já frequentou um centro de umbanda que me identifico muito, muito sério!
    Estou passando por fase conturbada e sei que tenho uma pombogira que está de frente me ajudando a abrir os caminhos, apesar dela não querer revelar o nome a mim. Mais a questão é que numa consulta me incentiva a oferendar pra minha cigana(pois disseram que eu carregava uma), a minha dúvida é: se alimenta primeiro exu? Será que minha pombogira não vai se agradar dessa oferenda pra cigana já que é ela quem está abrindo meus caminhos?

    ResponderExcluir
  15. Já frequentou um centro de umbanda que me identifico muito, muito sério!
    Estou passando por fase conturbada e sei que tenho uma pombogira que está de frente me ajudando a abrir os caminhos, apesar dela não querer revelar o nome a mim. Mais a questão é que numa consulta me incentiva a oferendar pra minha cigana(pois disseram que eu carregava uma), a minha dúvida é: se alimenta primeiro exu? Será que minha pombogira não vai se agradar dessa oferenda pra cigana já que é ela quem está abrindo meus caminhos?

    ResponderExcluir
  16. Quando se faz uma oferenda,a pessoa que incorpora a entidade na hora que se está arriando a oferenda a entidade chega e como a entidade age perante aquela oferenda.

    ResponderExcluir
  17. Quando se faz uma oferenda,a pessoa que incorpora a entidade na hora que se está arriando a oferenda a entidade chega e como a entidade age perante aquela oferenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato,tudo bem?
      Sou Ogãn na nação Keto,e posso te dizer que,a entidade encorporada não fará nada,mas se isso aconteçer será muito positivo para quem estiver fazendo...
      sinal que,a entidade recebeu o que lhe foi ofertado!rs

      Excluir
  18. A minha dúvida é se pode, após um tempo, retirar as sobras ( garrafas e alguidar), para preservar o local limpo? Agradeço

    ResponderExcluir
  19. A minha dúvida é se pode, após um tempo, retirar as sobras ( garrafas e alguidar), para preservar o local limpo? Agradeço

    ResponderExcluir