Seguidores

Oferenda para Exu Mirim

 
Pano vermelha e preto;
Velas bicolores vermelho-preta;
Cravos vermelhos;
Charuto, cigarros ou cigarrilhas;
Comida fígado bovino picado e frito no azeite de dendê, farofa com miúdos de frango etc;
Frutas limão, laranja;
Fita vermelha e preta;
1 brinquedo;
Doces escuros, balas ardidas;
Entregar na encruzilhada de y.
 
A oferenda é uma restituição de energias que equilibra a pessoa e ativa várias funções. Quando é oferendado algo a um orixá ou entidade não é para eles comerem e sim para absorverem os teores energéticos dos elementos e utilizarem a nosso favor.
Para os exus uma oferenda simples é: 1 garrafa de pinga, charuto, 1 vela preta ou vermelha e preta entregue na encruzilhada de x.
Os elementos usados nas oferendas podem variar de um exu para o outro. Por ex. uns querem farofa com miúdos de frango outros com carne bovina ou bife de fígado, ou carne de porco.
A farofa é feita com dendê, pimentas, cebola, tempere a carne e frite no dendê depois coloque a farinha e arrume tudo no alguidar enfeitando com pimentas.
Também podemos entregar algumas frutas para exu que são: manga, mamão e  limão .  Quanto mais elementos colocar em sua oferenda mais portais se abrem para que o exu utilize em nosso favor.
As flores de uma oferenda de exu são os cravos vermelhos alguns exus preferem velas apenas pretas outros querem preta e vermelha os panos são preto e vermelho.
Para as pombas giras utilizamos coração de galinha ou peito de galinha. As frutas para oferenda são:  maçã, uvas rosada, morango, caqui , a bebida é champagne rosada ou licores , rosas vermelhas , cigarros. O pano é vermelho, pode também colocar uma bijouteria , perfume e algo mais que seja do seu mistério.
As oferendas de exu mirim são idênticas ao dos exus  apenas alguns elementos diferentes: toalhas preta e vermelha, cravos
Frutas: manga, limão, laranja,pera,mamão,bebidas pode ser refrigerante escuro, pinga com mel, licores. Comida a farofa igual do exu, e algum brinquedo

16 comentários:

  1. laroie exu... exu mojiba
    salve todos guardiões

    ResponderExcluir
  2. FUNCIONA SIM BASTA VC ACREDITAR E TER FE . POIS OS EXUS SÃO NOSSOS PROTETORES .

    ResponderExcluir
  3. Como faço pra fazer uma oferenda pra exu mirim e pedia ajuda dele numa coisa

    ResponderExcluir
  4. boa tarde
    Tenho um conga e gostaria de fazer uma oferenda a Exu mirim, posso colocar no conga e depois de quantos dias tirar e colocar aonde o oferenda?? Desculpa se nao tiver conseguido me explicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exu Mirim fica na Tronqueira, não no conga...
      As oferendas eu deixo por 3 dias geralmente.

      Excluir
    2. Seu centro fica no RJ, Márcio Melo?

      Excluir
  5. Umbandista votando no Bolsonaro o mundo ta perdido mesmo kk apoiando um cara que é cristão e nao gosta de religioes afro e ainda prega odio e rancor entre a sociedade coisa que nos aprendemos que não deve existir porqur somos amor pregamos o amor a paz a tolerância e respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim, acho que nem deveria misturar as coisas, por isso não vou entrar em discussão,a língua tanto faz o bem, como o mau

      Excluir
  6. Pra que serve as oferendas e como eu sei que o exu recebeu ?

    ResponderExcluir
  7. Pra que serve as oferendas e como eu sei que o exu recebeu ?

    ResponderExcluir
  8. Salve Exu Mirim foguinho laroye salve tua falange

    ResponderExcluir
  9. Sou espírita com muito orgulho há uns 40 anos já passei por minutos obstáculos se não fosse uma pessoa com fé não conseguiria suportar axé pra todos da fé

    ResponderExcluir