Seguidores

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Diferença entre Médium Espirita e de Umbandista





NÃO HÁ SEPARATIVIDADE
 

Evidentemente,   sabeis   que   não   há separatividade nem competição entre os espíritos   benfeitores,   responsáveis   pela espiritualização   da   humanidade.   As dissensões   sectaristas,   críticas   comuns entre adeptos espiritualistas,  discussões estéreis   e   os   conflitos   religiosos,   são frutos   da   ignorância,   inquietude   e instabilidade   espiritual   entre   os encarnados.
Os  Mentores  Espirituais   não  se   preocupam    com  a  ascendência  do Protestantismo   sobre   o
Catolicismo, do Espiritismo sobre a Umbanda, dos Teosofistas sobre os Espíritas, mas lhes interessa
desenvolver nos homens o Amor que salva e o Bem que edifica!

OS HOMENS DEVEM RESPEITAR A PREFERÊNCIA ALHEIA
 
Todas as coisas são exercidas e conhecidas  no tempo certo do grau de maturidade espiritual de cada ser.  Em consequência,  ser católico,  espírita,  protestante,  umbandista,   teosofista,  muçulmano, budista, hinduísta, esoterista, ateu não passa de   uma   experiência   transitória   em determinada época do curso ascensional do espírito eterno!
As   polêmicas,   os   conflitos   religiosos   e doutrinários   do   mundo   não   passam   de verdadeira ilusão. É tão desairoso para o católico combater o   protestante,   ou   o   espírita   combater   o umbandista,  como em sentido  inverso,  pois os homens devem respeitar-se mutuamente na preferência alheia, segundo o seu grau de entendimento espiritual.

SECTARISMO É UM RESÍDUO DO PRIMITIVISMO
 
O sectarismo religioso, como todo sectarismo, não é mais que um resíduo das fases primitivas da evolução humana.  À proporção,  porém,  em que a humanidade evoluí,  o espírito humano se  larga, superando barreiras e destruindo  fronteiras.  O homem se universaliza.  Sua mente se abre a uma compreensão mais ampla do mundo.
Para o sectarista, só os da sua seita prestam, só eles estão certos e merecem proteção de Deus.
 
O ESPIRITISMO É UNIVERSALISTA
 
O Espiritismo é doutrina universalista porque o principal motivo de sua atuação e existência são os
acontecimentos e problemas derivados do Espírito, isto é, da entidade universal.
O Espiritismo é universalista,  mas  não  lhe cabe a culpa se alguns espíritas desmentem essa salutar conceituação e desperdiçam seu precioso tempo no julgamento e agressividade mental aos demais trabalhadores da espiritualidade. 
O Espiritismo não se proclama o único meio de salvação humana, nem se diz o detentor exclusivo da verdade. Do ponto de vista espírita,  todas as religiões são formas de interpretação da suprema verdade, e todas conduzem o homem a Deus, quando praticadas com sinceridade. O que  importa,  como dizia Kardec,  não é a  forma,  mas o espírito.  De uma vez por   todas,  os espíritas precisam libertar-se dos resíduos sectaristas.
 
O AMOR É A MAIOR VERDADE
 
Em outras palavras, é completamente  inútil o combate que movemos contra as  idéias que não admitimos. A verdade é uma só e, um dia, raiará para todos, como o Sol que aquece e ilumina todos os quadrantes do Planeta. O que o Cristo espera de seus tutelados é a união de propósitos em torno do bem, é o trabalho incessante em favor de nossa iluminação individual, é a promoção intelectual, moral  e espiritual de nossos irmãos em humanidade. Somente praticando a fraternidade e a tolerância poderemos ajudar a construção do mundo sem barreiras que será o Reino de Deus na Terra.
Recordemos do que nos disse o apóstolo Paulo: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e  dos anjos,  se não  tiver amor  nada serei;  Ainda que eu  tenha o dom de profetizar e conheça  todos os mistérios e toda a ciência, se eu não tiver amor nada serei; Ainda que tenha tamanha fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver amor, nada serei e nada disso se aproveitará”.
 
ORIGEM DO MEDIUNISMO
 
A Africa   foi   colonizada em parte   pela  India  e  pelo Egito,  que  desde  a antiguidade praticavam o mediunismo. Portanto, o Afro-mediunismo tem suas origens no antigo Egito, na Índia, na China, na Pérsia, na Caldéia, na Hebréia, na Arábia, na Babilônia, na Germânia e na Gália. O Afro-mediunismo foi trazidos para o Brasil através dos escravos a partir do ano de 1600. O Espiritismo surgiu na França em 1857 e veio para o Brasil somente próximo ao ano de 1900.  Portanto a origem do Afro-mediunismo  nada tem haver com o Espiritismo.

ORIGEM DA UMBANDA
 
Em fins do século 19, existiam, no Rio de Janeiro, várias modalidades de culto que denotavam, nitidamente, a origem africana, embora já bem distanciadas da crença trazida pelos escravos.
A   magia   dos   velhos   africanos,   transmitida oralmente,   através   de   gerações,   desvirtuara-se mesclada com as feitiçarias provindas de Portugal onde, existiram sempre os feitiços, as rezas e as superstições.
Oficialmente a Umbanda é uma religião brasileira,   fundada em 15/11/1908, através do médium Zélio Fernendino de Moraes. A  Umbanda,  é  um  movimento  de  natureza religiosa e mediúnica, que tem como base o mediunismo.
O certo é que a doutrina de Umbanda, atualmente praticada no Brasil, deriva fundamentalmente do culto   religioso   com   raízes   exclusivamente   africanas, que   fundiu   suas   crenças   supersticiosas   e intercâmbio   com  os   antepassados,     na  mistura   do culto católico,   de ritos   e  práticas   ocultas   dos ameríndios.

Ademais, esse sincretismo   religioso   ainda   influenciou-se     fortemente     pelo   ocultismo   e   pelo
Espiritismo, adotando-lhe  algumas práticas, preces e postulados.
 
ESPIRITISMO NÃO ADOTA NEM CONDENA  AS PRÁTICAS EXTERIORES
 
O Espiritismo  não  adota  em  seu  seio o uso de  símbolos,  ritos,  hierarquias religiosas,  práticas feitichistas,   adorações,     cantos   folcloricos,     porque     a   sua composição   doutrinária   cuida precipitualmente  de  libertar  o  Espírito   de formas  transitórias  do  mundo. O  Espiritismo,  como  sistema  ou  doutrina  dos  Espíritos, firma  os  seus postulados  nas bases principais transmitidas do Além, enquanto a Umbanda, na atualidade,  ainda  é  sincretismo religioso, ritos  e  costumes religiosos de diversas raças e povos.  Mas   não   se  pode  censurar o uso  de  tais apetrechos,   cerimônias   e   costumes   primitivos   na   Umbanda   porque   trata-se   de movimento espiritualista com práticas e princípios diferentes da codificação Espírita Kardecista.
 
RELIGIOSOS VINCULADOS ÀS PRÁTICAS EXTERIORES ACOMODAM-SE MELHOR NA UMBANDA.

Não   pretendemos   fazer   distinções   de  qualidade  espiritual   ou doutrinária   entre  Espiritismo e  a
Umbanda; porém assinalamos que os crentes de outras religiões acomodam-se mais facilmente nos
terreiros, porque ali encontram  um sucedâneo para expressar a sua emotividade religiosa.
Os religiosos ainda vinculados à adoração   de  imagens,   a rituais,  cânticos,   incenso,   ladainhas,
 promessas,   velas,   santos   e     outros     aparatos     do     culto   exterior,   encontram  na Umbanda um
clima algo familiar,   que  os   acostumam no intercâmbio com os espíritos desencarnados, não sendo
difícil mais  tarde,  a sua adesão fácil aos postulados do Espiritismo codificado por  Allan  Kardec.
Aprendem,  com  os  pretos-velhos e caboclos,  a  realidade  da  doutrina  da Reencarnação e da
Lei do Carma, que não aprendiam antes nas igrejas e templos  religiosos.
 
FAMILIARIZA-SE COM OS CONCEITOS SEM DAR UM SALTO BRUSCO
 
Embora o Espiritismo ofereça compensações elevadas no campo da espiritualidade mais pura,  é
sempre mais difícil a este tipo de religioso  abandonar sua igreja  com suas imagens, luzes, flores e
cânticos.     É   um  salto   muito   brusco para  este tipo de religioso, seria deixar de modo muito  súbito   tudo que lhe é tão familiar e simpático. Durante o estágio  da  Umbanda  ele familiariza-se   com     a     técnica   das comunicações, aprende as sutilezas do  mundo  invisível    e confia na proteção dos "caboclos" ou "pretos-velhos", entre santos e  rituais que lhe são simpáticos.
 
ESPIRITISMO E UMBANDA SÃO MUITO DIFERENTES
 
Não é  conveniente   confundir   ambos   os   gêneros   de   trabalho e função  do Espiritismo e da
Umbanda. O Espiritismo abrange o conjunto de criaturas que já se mostram em condições de ativar o
seu progresso espiritual   independentemente   das   formas  do mundo;  Não  tem  rituais  e nem se
preocupa com exterioridades e problemas de  ordem  exclusivamente material.
A Umbanda, no entanto, é mensagem endereçada aos homens  que  ainda requerem o ponto de
apoio   no   rito,   das   imagens,   dos   símbolos   e do   fenômeno   mediúnico,   para   focalizar   a   sua
emotividade  religiosa. 
Mas não importa  se  o indivíduo é espiritista ou umbandista, porém, interessa  a sua conduta e o
seu procedimento junto à humanidade! Ninguém vale pela sua crença, mas sim pelas suas obras.
Em matéria de religião de espiritualismo, Umbanda ou Espiritismo, o que mais vale é a bandeira do
amor e da caridade, sem preconceitos.

IEMANJA N. SRA APARECIDAUMBANDA É MEDIUNISMO, MAS NÃO É ESPIRITISMO!
 
É doutrina   que admite  a  Lei da  Reencarnação e o processo de Causa  e  Efeito  do  Carma, merecendo  também os mais sinceros louvores pelas curas dos enfermos e obsidiados.  Juntamente   com as  falanges de Espíritos primários   ou  pagãos,   também operam na Umbanda Espíritos de elevada estirpe espiritual, confundidos  entre pretos   velhos,   caboclos,   índios   ou   negros,   originários   de   várias tribos africanas. Os mentores de Umbanda, no momento,   preocupam-se   em   eliminar   as práticas   obsoletas,   dispersivas   e   até   censuráveis,   que   ainda   exercem os umbandistas alheios aos fundamentos e objetivo espiritual da doutrina.
 
TRABALHADO DE CONJUNTO NO PLANO ESPIRITUAL
 
Vejamos  o que diz no  livro  “Aruanda”   -   (Robson Pinheiro e Angelo  Inácio)  No capítulo 12 – Libertação: “Alguns médiuns reencarnam com o psiquismo e a vibração apropriada para os trabalhos  de terreiro, enquanto outros são preparados vibratoriamente para o Espiritismo.  Alguns espíritos podem ser atendidos e tratados num centro espírita e outros  são encaminhados para uma tenda umbandista. Muitos espíritos oferecem a possibilidade de serem socorridos através do diálogo fraterno ou terapia espiritual, que despertará suas mentes para as leis da vida, portanto demonstram predisposição para uma sessão espírita. Mas nem  todos são  iguais,  há aqueles que não  tem o perfil  psicológico e  espiritual  necessário.  Precisam do  impacto anímico-mediúnico dos chamados médiuns de terreiro, com os quais encontram maior afinidade.
Nesse   contato   intenso   com   o   ectoplasma   exsudado   pelos   médiuns umbandistas, ganham tratamento especializado, que funciona como uma terapia de choque. Existem Espíritos que são de tal maneira violentos e desequilibrados no aspecto comportamental que primeiramente precisam passar por um terreiro de Umbanda.
Experimentarão uma metodologia de despertamento a partir da ação dos caboclos guerreiros, aos
quais obedecerão sem questionamento.Após esse primeiro contato com as energias primárias dos caboclos, que fazem uma verdadeira limpeza  energética   nos   perispíritos   das   entidades   obsessoras,   que  os   deixam menos   violentos,  modificados em seu interior e até na sua aparência perispiritual, só então são encaminhados para o  diálogo num Centro Espírita. Os espíritos atendidos precisam se reeducar moralmente e, para tanto,  são encaminhados para a conversa fraterna, numa reunião de desobsessão no Centro Espírita.
Há que se notar, porém, que, caso estes espíritos fossem conduzidos, exatamente como estavam,  a uma Casa espírita, talvez os médiuns não atingissem os resultados esperados.Não se pode classificar  este ou aquele método como mais eficaz, mas é necessário aplicar  o método de acordo com a necessidade. Na Umbanda, os processos obsessivos mais violentos são muitas vezes solucionados com a força guerreira dos caboclos. São entidades temidas e respeitadas pelas falanges de espíritos conturbados  e marginais do astral   inferior.  Espíritos violentos e grosseiros,  de comportamento profundamente desequilibrado ou dementes espiritualmente,  são muitas vezes conduzidos para as puxadas numa casa umbandista, onde são realizados os primeiros atendimentos. Depois, são encaminhados para a reunião espírita, recebendo o amparo e o esclarecimento, de acordo com sua necessidade de assimilação”. 

ATUAÇÃO DA UMBANDA NO PLANO MAIS DENSO
 
Norberto   Peixoto   diz:  “A Umbanda   tem  como  tarefa precípua penetrar  nas  cidadelas do umbral   inferior,   verdadeiros antros de maldade, magia negra, escravidão, tortura e sofrimento. Buscam os espíritos  imorais que  já passaram dos  limites possíveis no exercício do seu livre arbítrio individual, em total desrespeito ao do próximo,  ao  merecimento   e   carmas   grupais,   retendo-os   e   encaminhando-os   para esclarecimento nos locais devidos do astral. Desmanchando   essas   organizações   das   sombras,   estão   contribuindo decisivamente para a  “limpeza” planetária das zonas abissais,  auxiliando o divino mestre na evolução da coletividade da Terra”.


UMBANDA ATUA NO PLANO MAIS DENSO E O ESPIRITISMO NO MENOS DENSO
 
Os trabalhos    mediúnicos     de    Umbanda     ajudam    a atenuar  as  violências das entidades  cruéis e vingativas que se aglomeram sobre a crosta terráquea. As   equipes   de   caboclos,   índios   e   pretos   velhos experimentados     constituem-se   na   corajosa   defensiva, segregando   as   entidades   demasiadamente   perversa   quem  não sabem viver entre as outras criaturas. O Espiritismo,  como a Umbanda,  apesar  do seu labor   mediúnico diferente,   ambos   cumprem determinações   do   Alto   e    tendem para o mesmo objetivo  em  comum. Enquanto a Umbanda aperfeiçoa a prática mediúnica no campo  da  fenomenologia mais densa do astral   inferior;  O Espiritismo doutrina os homens para a   sua    libertação   definitiva das  formas   do mundo transitório da carne! 
Malgrado a aparência de ambos se contradizerem,   a   Umbanda ajusta o vaso e o Espiritismo asseia o  líquido; a Umbanda aprimora a lâmpada e o Espiritismo apura a chama!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Quem é EXU?

“Exu é o mensageiro dos outros Orixás, e sem ele nada se faz.” 
(Pierre Verger, 1999)
 
“Tá chegando a meia-noite,
Tá chegando à madrugada,  
Salve o povo de quimbanda,  
Sem Exu não se faz nada.” 
(Ponto cantado para Exu  de origem desconhecida;  muito popular em terreiros de umbanda, quimbanda e alguns de candomblé – Pesquisa de Campo, 2005)
 
 “Nada se faz sem Exu” 
(Edson Carneiro, 1972)
 
Estas  citações  são  alguns  exemplos  de  como  Exu  é  tido  como  importante dentro  de  terreiros  de  umbanda, quimbanda  e  candomblé  espalhados  pelo Brasil.
Apesar  de  ter  papéis  e  significados  distintos  dentro  de  cada  uma  destas manifestações religiosas, Exu, temido e adorado por muitos, é a expressão religiosa e  a  esperança  de  solução  dos  problemas  de  muitos  fiéis  e freqüentadores  de terreiros em todo o país.
Sua significação é complexa, dependendo de sua origem e em qual  religião se  manifesta,  tem  caráter  de  divindade,  mensageiro,  protetor,  escravo  de  outras divindades, demônio, espírito inferior e imperfeito.
Na  tradição africana, Exu é o princípio dinâmico que permeia  tudo, ou seja, dinamiza  tudo; Exu é aquele que permite as passagens  (inclusive entre a  terra e o além), que permite as trocas simbólicas, que leva e traz as comunicações, pois sem ele  não  há  candomblé.  Todo  ritual,  independente  de  qual  for  e  para  qual  orixá  é
dirigido, é precedido por uma oferenda para Exu,  também  chamada de despacho.
No  jogo  oracular  dos  búzios,  é  Exu  quem  leva  as  perguntas  e  quem  traz  as respostas,  podendo  ser  ele  mesmo  quem  responde.  É  comum  se  dizer  nos candomblés  que  se  o  Exu  da  casa  estiver  de  costas  para  o  terreiro,  este  não prospera.
Os  Exus  e  pombagiras,  geralmente  denominados  na  umbanda  “povos  de rua”,  são  utilizados  como  agentes mágicos  de  atuação  em  diversos  assunto
s  do mundo  material:  dinheiro,  relacionamentos,  negócios  de qualquer  natureza, vinganças, trabalhos de ódio, saúde, prosperidade, etc.
Esses  “povos  de  rua”,  no  caso  da  umbanda,  são  espíritos  (egún)  que  já estiveram encarnados e que, quando vivos, eram marginalizados e segregados pela
sociedade  abastada,  mas  que  transitavam  com  facilidade  na  boemia  e  em  seus meandros, onde entraram em contato com a essência de muitas pessoas e diversos estilos  de  vida.  Seria  justamente  por  conhecer  as  falhas  humanas,  seus  vícios  e virtudes é que quando falecidos, esses espíritos se juntam às “correntes” de Exu.
Em suas relações com os orixás dentro da umbanda, os Exus são tidos como Guardiões de seus mistérios, as vezes confundidos com  ‘escravo’ dos orixás e dos guias  espirituais  (pretos-velhos,  caboclos,  etc)  e  funcionariam  como  verdadeiros soldados protetores do  terreiro e das pessoas a ele  ligados. Na umbanda, os Exus estarão  sempre  a  esquerda,  contrapondo a  outra  face  da moeda:  as  correntes de direita.  Onde  as  de  direita  comandam  as  falanges  e  desmancham  trabalhos maléficos  e  os  de  esquerda  podem  tanto  fazer  trabalhos  maléficos,  quanto desmanchá-los.  Mas  vai  depender  sempre  da  denominação  umbandista  que  o
mesmo se manifesta (se for o caso).
Os Exus são amorais, não são nem  totalmente bons, nem  totalmente maus, podendo  desde  realizar  várias  curas,  como  realizar  trabalhos  prejudiciais  a  outras pessoas. Essas características contribuíram com que os Exus  fossem  identificados com  o  diabo  dos  cristãos,  e  é  por  isso  que  vemos  nas  lojas  de  artigos  religiosos especializados  em  umbanda  aquelas  imagens  com  chifres,  rabos  pontudos, tridentes,  dentes  afiados,  pés  de  bode  e  cabras.  Os  Exus  são  constantemente
confundidos com os kiumbas (espíritos inferiores que gostam de praticar o mal), que segundo  as  estórias  perpetuadas  pelos  terreiros,  adquirem  qualquer  forma  e  são mistificadores. 
Hierarquicamente  os  Exus  estão  acima  dos  kiumbas  e  abaixo  dos  guias espirituais  e  orixás  de  cada  terreiro.  Dentro  da  corrente  de  Exu,  existem  várias subcorrentes  que  são  classificadas  pelos  seus  nomes:  Exu  Tranca-Ruas,  Exu Quebra-Galhos,  Exu  Zé  Pelintra,  Exu  Caveira,  Exu  do  Lodo,  Exu  Veludo,  e mais uma infinidade de nomes. Cada uma destas subcorrentes contém uma infinidade de espíritos que atendem pelo nome genérico de cada entidade.  Isto explica o  fato de poder existir em um mesmo terreiro, dois ou mais Exus Tranca-Ruas ou Zé Pelintras incorporados. Os  trabalhos  de  culto  a  Exu  dentro  dos  terreiros  de  umbanda  são
caracterizados de duas maneiras:


1) como giras de Exu (trabalhos em que os exus
incorporam  em  seus  ‘cavalos’)

 
2)  Pontos  firmados,  oferendas  e  despachos (trabalhos  em  que  os  exus  atuam  invisivelmente,  ou  seja,  sem  a  necessidade  de incorporação destas entidades).

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Trabalho de um Exú Guardião Capa Preta

O ônibus estava lotado, eu não conseguia vê-la, mas sabia que estava lá. Podia senti-la, captava sua angustia, sua indecisão, e acima de tudo seu medo. Ela não estava só, alem de mim, vi outros que a acompanhavam. Eram de outra faixa vibratória, pertenciam ao passado. Tentavam envolvê-la com uma energia densa e pegajosa. Sempre que faziam isso ela ficava mais nervosa e também mais decidida. Eu os via, mas eles não me notavam. À medida que o ônibus avançava pelas ruas centrais mais e mais pessoas entravam. Todos apressados para chegar em casa. O coletivo corria em direção a periferia da cidade. Ela esta lá, meio deslocada, olhava com insistência um pedaço de papel. Ali em suas mãos o endereço que segundo ela mudaria seu destino. Ato continuo ela toca a campainha, o ônibus para, descemos...

Aqueles que a acompanham, vibram, ela esta na iminência de servir como instrumento na vingança que planejam há muito tempo. Vibram com tanto ódio que ela enfureceu-se consigo mesma. Como se deixara envolver por aquele rapaz? Tinha que resolver isso imediatamente e tratar de seguir sua vida, sem que seus pais soubessem. Ela verifica o número anotado, esta perto. Chega a uma casa humilde, como todas as outras ali no bairro. Toca a campainha é atendida por uma senhora que executara o serviço. A mulher a analisa rapidamente, já vira muitas iguais a ela, não tem tempo para conversa fiada.

Pede-lhe o dinheiro e manda que espere, pois existem duas mulheres na frente dela. Ela senta-se e aguarda. Eu tenho que agir rápido. Vibro minha espada no ar, e os seres trevosos que a acompanham estarrecem ante minha presença. Fatalmente eles me notam,agora ou correm ou me enfrentam. Decidem sabiamente pela primeira opção, saem da casa, mas ficam do lado de fora, tentando contatar outros que podem vir ajudá-los. Aproveito para me aproximar dela. Envolvo-a com minha capa, ela se acalma, por um instante, sugestionada por mim e titubeia. Já não tem certeza se deve continuar. Eu vibro em seu mental para que saia dali vá tomar um ar fresco lá fora. Ela me atende. Quando chega , ainda envolvida por minha capa, torna-se invisível para os que a acompanham. Tenho que me materializar. Ela assusta-se ao me ver, tenta gritar não consegue, tenta voltar para dentro da casa, mas eu a impeço. Chamo-a pelo nome, digo-lhe que não deve me temer, falo que venho em paz. Tenho uma missão: Evitar que ela faça o aborto. Não deve impedir aquele espírito de vir ao mundo. Pouco importa se a concepção fora fruto de uma aventura. Deve deixá-lo vir. Será um menino, veio do passado para cumprir uma missão, ela não deve abortá-lo. Sei que seus pais não aprovarão a gravidez, mas me comprometo a acalmá-los e fazê-los aceitar.

Ela chora, não entende como pode estar ouvindo aquilo. Falo com tanta firmeza que ela quer saber quem sou. Digo-lhe que me chamam de Exu Capa Preta, sou um guardião, protegerei o menino que ela carrega no ventre. Estarei ao lado dele a vida toda, acompanhando-o, guiando-o e protegendo-o. Portanto ele não deve temer. Chorando ela consente, avança para a rua, toma um ônibus e retorna para casa. Protejo-a durante a gravidez, o menino nasce forte e saudável, cresce sem sobressaltos como prometi. Sempre que acho conveniente deixo-o que me veja, aos poucos vou me apresentando. Hoje ele esta feliz, acabara de completar 18 anos.

Seus amigos comemoram a data festiva. Movido pela curiosidade o rapaz resolve conhecer um terreiro de Umbanda. Estou ansioso, chegou meu grande dia! Ele chega, senta na assistência. Lá dentro uma gira de Exu. Eu já me entendi com o Exu chefe da casa, somos bem vindos. Quando ele entra para tomar um passe com linda Pomba Gira eu tomo-lhe à frente e incorporo. Abraço a moça com carinho, já nos conhecemos de longa data, fumo, bebo, canto. Daqui para frente haverei de incorporar sempre que necessário. E assim foi. Ele desenvolveu, abriu seu próprio terreiro, cumpre com a
mor e carinho sua missão. De minha parte não o abandono nunca. Estou sempre disposto e feliz, pronto para incorporar. Através dele ajudo a todos que me procuram. Também trago em terra outros que vêem cumprir a missão. Sua mãe sempre que estou em terra me abraça com carinho e gratidão.

         Salve o Trabalho dos Exus na Umbanda,

Laroyê Exú Guardião Capa Preta!

Por Cássio Ribeiro

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A Pomba Gira da Vida - Mensagem de uma Guardiã de Umbanda

Certa vez eu estava andando pelas ruas, a altas horas da madrugada, pensando na vida e nas coisas pertinentes a ela quando, perto de uma encruzilhada, uma imagem chamou sensivelmente minha atenção: era uma mulher extremamente bela, dessas de corpo perfeito, olhos esverdeados e cabelos negros, sedosos, ondulados e que chegavam à altura da cintu
ra.

Confesso que com estes nossos tempos de violência desenfreada fiquei, primeiramente, muito preocupado com a segurança da moça que era mesmo extremamente linda, mas depois fiquei mesmo preocupado é com a minha segurança porque, afinal, e se a bela moça, poucos metros a minha frente, fosse a isca para uma armadilha de assalto? E se a moça fosse a própria assaltante? E se nós fôssemos vítimas de alguma violência? E se......

— Moço, por favor, não tenha medo pode se aproximar.

Eu estava realmente receoso de aceitar o convite e confesso que cheguei até mesmo a pensar em dar meia volta e sair correndo com todas as forças de meu ser, mas o seu olhar ao fazer o convite fora tão enfeitiçador que não pude resistir e acabei me aproximando.

Ao chegar mais perto ela me fez um convite minimamente inusitado pedindo que eu ficasse ao seu lado e aguardasse alguns instantes, porque em pouco tempo ela começaria a receber algumas pessoas.

“ Tô lascado meu Deus do céu”, foi o que pensei já imaginando que aquela mulher era dessas de vida fácil. Mas só foi eu pensar nisso que ela virou-se para mim e deu um sorriso tão maravilhoso com seus dentes alvos e sua boca perfeita que meu corpo, assim, começou a aquecer-se e a ficar todo arrepiado!!! Pode parecer até loucura, mas eu tinha a nítida sensação que ela podia ler os meus pensamentos.

Pensei em perguntar o seu nome não no intuito de paquerá-la já que sua imagem provocava em mim um tremendo respeito, mas sim com o intuito de iniciar algum tipo de entendimento, só que eu não conseguia por que qualquer olhar, sorriso, gesto ou fala que ela me direcionava despertava em meu emocional emoções tão reais, intensas e indescritíveis que, temendo explodir meu coração eu preferi silenciar.

— Está vendo moço, disse a bela mulher expulsando meus pensamentos, está chegando meu primeiro convidado; não se preocupe que todos aqueles que aqui vierem a ter comigo serão incapazes de lhe enxergar.

Eu balancei a cabeça assentindo que estava tudo bem, apesar de estar achando tudo muito estranho, e procurei ficar bem atento com a conversação que estava para se iniciar.

— Boa noite, moço!

— Boa noite dona....

— Você está fazendo um curso pré-vestibular, mas de algumas semanas pra cá você não tem conseguido se concentrar nos estudos, certo?

— É, é isso mesmo!

— É só você ameaçar pegar os seus livros para estudar que você começa a sentir um sono terrível, não é?

— Sim, disse o jovem rapaz que não deveria ter mais do que dezessete anos.

— Olha moço eu estou autorizada a te dizer que você está com problemas nos campos do conhecimento e necessitado de estimulação nesta área, mas também que se você quiser melhorar eu tenho permissão pra te ajudar, tudo bem?

— Sim, tudo bem!

Neste momento a bela mulher fechou os olhos como se estivesse a fazer algum tipo de oração e entrelaçou os dedos das duas mãos posicionando as palmas voltadas para o solo; então uma espécie de luz azul-claro bastante irradiante surgiu em suas mãos e ela as depositou em cima dos joelhos do jovem; este deu um suspiro profundo e, como se fosse feito de fumaça, desapareceu da minha frente.

A linda moça, então, colocou as duas mãos nos quadris e soltou uma gargalhada que arrepiou todo o meu corpo. Em breves instantes uma outra pessoa já se encontrava em frente da bela mulher, desta vez era uma pessoa do sexo feminino por volta de seus quarenta e cinco anos.

— Boa noite, moça !

— Boa noite dona.....

— Hoje você está aqui comigo em busca de um equilíbrio na sua vida por que seu ex-marido está judicialmente tentando tirar de você a guarda de seu único filho, ou seja, um problema nos campos da justiça, certo?

— É isso mesmo!

— Tenho permissão para te ajudar, peço que feche os seus olhos e se concentre, tudo bem ?

E dizendo isto a bela mulher novamente fechou os olhos e entrelaçou os dedos das duas mãos posicionando as palmas voltadas para o solo; e outra vez, após estas terem tomado uma coloração azulada, ela as colocou em cima do joelho da simpática dama. Esta também deu um suspiro e desapareceu diante de minhas vistas. Então a bela mulher soltou mais uma gargalhada e me pediu que prestasse bastante atenção porque naquela noite, por parte dela, eu só escutaria mais cinco gargalhadas. Eu assenti com a cabeça dizendo que sim e pude perceber que estava chegando mais uma pessoa, desta vez um homem com aproximadamente trinta anos.

— Boa noite, moço!

— Boa noite dona.....

— Hoje você está aqui por que está se sentindo perdido na vida, sem senso de direção, ou seja, depois de tanto bater cabeça querendo que o Divino Criador fizesse a sua vontade você percebeu que tudo foi inútil e agora deseja submeter-se à vontade dEle, assim como também deseja que Este dê um rumo à sua vida resolvendo este problema nos campos da lei, certo?

— Sim, é isso!

— Bem moço, para sua felicidade eu tenho a permissão de te ajudar, feche os olhos, tudo bem?

Dizendo isso, novamente a bela mulher concentrou suas mãos tomadas de uma coloração azulada e as depositou em cima do joelho do rapaz; depois ela deu mais uma gargalhada e se ajeitou para conversar com a próxima pessoa que, por sua vez, era uma senhora com uns cinqüenta anos de idade.

— Boa noite, moça!

— Boa noite dona.....

— Apesar dos insistentes esforços em estar lhe esclarecendo você está aqui mais uma vez para reclamar sobre os membros da congregação religiosa a qual pertence e para, mais uma vez, dizer que a fofoca está demais e que está perdendo a fé porque não consegue entender como o Divino Criador pode permitir tanto ti-ti-ti dentro de uma Casa de Oração, certo?

— Sim!

— Este já é o décimo-primeiro templo religioso que você procurou para freqüentar em menos de doze meses, certo ?

— Certo.

— Bem moça, a ajuda que eu posso te oferecer é no sentido de estar desiludindo o seu sentido de religiosidade, de estar lhe esclarecendo o fato de que não existe a instituição religiosa perfeita porque perfeito só o é o Criador, tentando, assim,resolver este problema nos campos da fé, você aceita minha ajuda?

— Sim!!!

E a bela mulher depositou suas mãos coloridas de uma belo azul em cima do joelho da senhora com quem conversava para, logo depois de realizado este trabalho, soltar mais uma gargalhada.

Instante depois já estava à frente da bela mulher um senhor por volta de seus cinqüenta anos de idade, ela o cumprimentou:

— Boa noite, moço!

— Boa noite dona....

— Você tem tudo para estar feliz, não é moço? Dez anos de casamento, um belo filho, uma esposa dedicada, um ótimo emprego e dois belos carros. Contudo, já faz mais de dois anos que você tem a nítida impressão que sua vida está parada, não é? O que antes você fazia com prazer hoje você parece que faz obrigado. Mesmo não tendo deixado de gostar das coisas que você sempre gostou você tem a percepção de ter perdido por elas todo o apreço, não é?

— Sim!

— Olha moço, isto acontece com você porque você está apatizado nos campos da caridade. É necessário perceber que dar o conforto àqueles que amamos é importante, mas cuidar daqueles que são nossos irmãos por paternidade Divina é essencial para se alcançar o caminho da evolução que leva ao Divino Criador, você não acha?

— Sim!

— Deseja seguir o caminho da caridade?

— Sim!

— Então feche os olhos!

E dizendo isto a bela mulher colocou suas mãos encantadoramente coloridas de azul em cima do joelho do senhor com que acabara de conversar e, logo após, soltou mais uma gargalhada.

Imediatamente apareceu à frente da bela mulher uma mocinha por volta de seus vinte e três anos de idade e que se encontrava com os olhos inchados e molhados de lágrimas.

— Boa noite, moça!

— Boa noite, dona.....

— Anime-se moça, depois de três longos anos parece que você recebeu a benção de ser mãe, não alimente a dúvida e a incredulidade, pois em pouco tempo você será agraciada com a oportunidade de estar gerando dentro de si a vida de um belo rebento. Estou aqui para dar início à preparação de seu corpo físico e espiritual, nas atribuições que me competem, para que você possa praticar o divino sacerdócio da maternidade, finalizando, assim, este problema nos campos da geração da vida, tudo bem?

— Sim!

— Então feche os olhos.
E dizendo isto a bela mulher colocou suas mãos qualificadas com azul anil em cima do joelho da jovem; esta deu um suspiro profundo e, da mesma forma imediata que chegou ela foi-se. A bela mulher, então, colocou as duas mãos na cintura e deu mais uma gargalhada.

A seguir, a frente da bela mulher, surgiu uma pessoa do sexo feminino por volta de seus trinta e cinco anos.

— Boa noite, moça!

— Boa noite, dona.....

— Pois é moça, quanto sofrimento por um sujeito que, como homem, não mereceria nem o seu respeito quiçá um de seus maiores tesouros e de todas as mulheres que é o seu sentimento de amor. Não adianta você ficar insistindo em querer ficar voltando pra ele, ele está em sintonia com outras coisas, procure você sintonizar-se com o Criador. Insistir não vai adiantar nada, chorar também não; você precisa é agregar novos valores e conceitos em sua vida, principalmente em seu emocional, e será a partir deste acontecimento que você retomará seu equilíbrio emocional e evoluirá nos campos do amor, certo?

— Sim!

— O Divino Criador hoje lhe concedeu a oportunidade de estar readquirindo a paz em seu coração por meio de meus atributos e atribuições, e de assim ser resolvido este seu problema nos campos do amor, você assim deseja?

— Sim!

— Então feche os seus olhos.

Então, dizendo isto, a bela mulher depositou as suas mãos tomadas por uma tonalidade azul em cima do joelho da pessoa com quem conversava e esta, assim como todas as outras anteriores soltou um profundo suspiro e desapareceu. A bela mulher, assim, colocou suas mãos sobre a cintura e, pela sétima vez, pôs-se a gargalhar.

Então, instantaneamente, apesar de saber que ainda estava na encruzilhada, eu tive a sensação de que estava em um outro lugar. Tudo isto eu estava a pensar sem tirar os olhos dos belos olhos da bela mulher. Ela, então perguntou pra mim:

— Então moço, já descobriu quem eu sou?

— Sim, creio que a senhora é uma entidade da umbanda conhecida como Pombo Gira.

— Exatamente! E você sabe o que veio fazer aqui?

— Observar a senhora atender várias pessoas?

— Com que finalidade?

— Ah, isto eu não sei. Eu só sei que via a senhora esclarecendo as pessoas para depois oferecer a sua ajuda, digo, aquela que está no campo de suas atribuições e atributos. Daí então a senhora fechava os olhos, cruzava os dedos das mãos voltando-as para o solo e após elas ficarem azuis a senhora as depositava nos joelhos das pessoas. Agora a finalidade eu não sei por que não entendi o “lance” da cor azul.

— Bem moço, noto que você é curioso, mas vamos por partes: Primeiro, ao fechar os meus olhos, como você bem observou, eu evoco o mistério da linha de Umbanda a qual eu estou fatorada; desta forma parte do meu mistério você percebeu como uma coloração azul opalina que viu em minhas mãos ao qual eu procuro honrar e trabalhar depositando-as em cima dos joelhos dos assistidos para que este meu mistério possa alcançar os chacras e sentidos que estiverem problemáticos.

— Mas por que a senhora trabalha na irradiação energética de parte de seus mistérios as pessoas através dos joelhos delas?

— Moço, não sou apenas eu, mas toda Pomba Gira trabalha desta forma e isto se dá pelo fato dos joelhos serem a melhor porta de acesso para realizarmos nosso trabalho.

— Como assim?

— Bem moço, toda Pomba Gira trabalha através do chacra básico das pessoas, porque ele é a porta de acesso mais direta para estarmos estimulando os chacras que estiverem mais necessitados, é por meio dele que podemos trabalhar os demais e os joelhos são a forma de contato mais prática de estarmos acessando o chacra básico, entendeu?

— Mais ou menos.

— Bem moço, vou te dar um exemplo. Você notou que uma das pessoas que eu assisti esta noite encontrava-se “com a vida ganha”, mas desmotivada de estar realizando as tarefas mais básicas de sua vida, certo?

— Sim.

— No caso desta pessoa a desmotivação era proveniente de sua apatia nos campos da caridade; ou seja, ela pouco realizava em benefício do próximo estando, assim, apatizado nos campos da evolução porque é a caridade a maior responsável pela evolução do espírito, certo?

— Sim.

— Pois bem, detectado o problema e tendo permissão do Criador para resolvê-lo eu poderia até evocar o meu mistério e impor diretamente minhas mãos em cima do chacra que é regido pela linha de Umbanda responsável pela evolução, mas sendo eu uma Pomba Gira, ou seja, um espírito estimulador dos desejos e, de certa forma, até mesmo da vida, tendo em vista que sem desejos um ser humano não vive, nada mais pertinente para eu realizar o meu trabalho do que irradiar as minhas energias pelos joelhos do assistido, que é onde se reflete a energia do chacra responsável pelo sétimo sentido da criação Divina ou, se você quiser, o chacra da vida que é o chacra básico. Entende?

— Sim senhora.

— Após o chacra básico do assistido em questão ter absorvido a energia doada por mim este chacra conduz esta energia naturalmente para o chacra umbilical afim de que este irradie a energia de transmutação que foi por mim estimulada. Enfim, entenda que nós, as Pombas Giras, temos a nossa forma de trabalho e devemos segui-la a risca se quisermos trabalhar pelo Criador junto à religião de umbanda, entendeu?

— Sim senhora!

— Bem, isto entendido deixe eu lhe explicar sobre a coloração de minhas mãos que, aliás, reside no fato de meu mistério estar fatorado na linha de umbanda que é responsável pela geração da vida então, quando eu evoco o mistério, junto com ele vem uma coloração que representa este mistério que, no caso, é a azul-claro, entendeu?

— Sim senhora. Isto quer dizer que as Pomba-giras irradiam uma energia estimuladora, é isso?

— Exatamente. Cada uma de nós irradia uma energia que estimulará aquilo que estiver dentro de nossos atributos e atribuições.

— Como assim?

— Isto varia bastante.

— Perdão? Não entendi!

— Você é curioso, não é moço?

— Sim senhora.

— Tentarei lhe esclarecer até onde você tenha condições de entender. Eu, por exemplo, sou uma Sete Ondas, ou seja, uma Pomba-gira que atua nas sete linhas regida pelo mistério Yemanjá logo, uma de minhas atribuições é estimular a geração nos sete sentidos da Criação Divina

Após responder esta ultima pergunta ela ficou fixamente olhando em meus olhos sem dizer absolutamente nada. Somente após um breve período foi que ela retomou o assunto:

— Moço está quase na minha hora e desejo ouvir de ti uma última pergunta antes de ir embora.

Fiz então a pergunta derradeira:

— Eu gostaria de saber por que até o momento que a senhora atendia a sétima pessoa eu via claramente que estava em uma encruzilhada ao passo que após o instante que você deu a sétima gargalhada eu, apesar de ver fisicamente que estou na encruzilhada, de alguma forma sinto como se não estivesse, por quê?

— Bem moço, eu só posso lhe dizer que antes do fim do atendimento da sétima pessoa nós estávamos na encruzilhada, que é meu ponto de atuação aí na terra, sem que eu precisasse sair de meu campo de atuação aqui no astral; após o término deste atendimento eu te trouxe no meu campo de atuação aqui no astral sem você precisar sair de meu campo de atuação no lado material.

Eu ia dizer a ela que não havia entendido a resposta, mas ela, parecendo estar novamente lendo meus pensamentos, ainda pôde me dizer.

— Sei que você não captou de forma global o que eu lhe respondi, moço. Mas não se preocupe com isso por que não vou ter nem mesmo a oportunidade de lhe responder. Só te peço um último favor: diga a quantos forem preciso que eu sou uma Pomba-Gira da vida. Sim, diga a todos que eu existo! Existo para estimular, de acordo com a vontade do Divino Criador, em todos os seres necessitados a geração de energias que beneficiem os sete sentidos da criação divina. Diga a todos que quando de mim precisarem é só me evocarem que eu , de acordo com a permissão do Divino Criador, estarei em Seu santo nome e em nome da divina mãe Yemanjá a estimular a geração de conhecimento,justiça,lei,amor,fé,vida e evolução na vida e no lar de todos quantos a mim clamarem.Você pode fazer isso ?

— Sim!

— Boa noite, moço.

— Boa noite dona.....
 
Mensagem recebida por Pedro Rangel T. de Sá
Texto extraido do Blog: http://exuepombagiranaumbanda.blogspot.com